quarta-feira, outubro 20

a complexidade do correto

Olá gente, desde a Mostra de Curso (que por a caso, foi um sucesso) não nos encontramos.
Primeiramente quero agradecer os autores participantes, que contribuiram para essa primeira Mostra.

E hoje queria tratar de um assunto que nunca tinha parado pra pensar até hoje!


O que é correto? tudo que é justo e correto? e tudo que é correto é justo?
É correto aquilo que satisfaz os seus ideiais, ou aquilo que o censo comum considera correto?
a questão surgiu essa manhã, quando eu estava no ônibus vindo para a faculdade, acoteceram 3 situações que eu questionei interiormente. Ao meu lado estava sentada uma senhora, que parecia ter uns 54 anos, ela estava tomando um suco naqueles saquinhos que aqui em BG é bem comum,alias eu acho muito estranho quando ela acabou, ela se esticou passou o braço por mim para jogar o saquinho pela janela do ônibus. PRONTO! essa é a questção, a educação que eu recebi e que acho que todos rceberam na vida, dos pais, da escola, da mídia, sei lá, alguém sempre nos ensinou que "não pode" jogar lixo na rua, muito menos pela janela. Ai  vendo aquela senhorar fazer isso, vi minhas "sabedorias" caindo junto com aquele saquinho no chão.
Eu olhei para ela  mais com olhar de espanto do que com um olhgar de reeprensão, mas a face dela era imóvel, como se o que tinha acabado de fazer fosse normal(para ela). pensei até em falar alguma coisa, mais como reepreender um asenhora de cabelos brancos, igual como se repreende uma criança? deixei pra la!
Depois, um pouco depois entrou no ônibus um garoto com o cabelo crespo, bastante grande e com aparência desgrenhada. Um estilo, uma opção, não sei. A mulher que estava sentada atraz de mim, falou para si mesma, porém eu pude ouvir: " QUE CABELO HORRíVEL".
Talvez o garoto não ache horrível, talvez a namorada dele não ache horrível, ou os pais dele não  ache horrível. O que é certo pra aquela mulher, é um jovem de cabelo lavado e cortado, para o garoto aquele cabelo dele estava certo também, da mesma forma que para a mulher do meu lado era ceroto jogar lixo pela janela do ônibus e para mim não é.
Depois aconteceu  a terceira situação da manhã, no caminho para a faculdade existem algumas fábiricas, em uma delas estava saindo uma fumaça preta, densa, a cena era tão triste que me arrepiei quando vi, era um contraste profundo, o céu estava azul anil, e a fumaça ia penetrando essa camada com força e deixando tudo cinza.
Muitos vão achar  que isso faz parte da sociedade capitalista e industrializada em que vivemos, mas não dá mais pra olhar pra isso e não sentir desespero, por que ao mesmo tempo que eu vejo essa cena eu revejo as geleiras  descongelando. Não dá mais para a sociedade considerar certo, ou dizer " faz parte". É a hora de tentar ver iss de outra forma, usar um filtro, inventar outro recurso que polua menos.
Até descobrirem o petróleo como a humanidade se virava? deve existir uma outra forma menos agressiva de estar correto!
 Vamos pensar nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário