quarta-feira, setembro 15

Parabéns Barra do Garças pelos seus 62 anos

O município de Barra das Garças está localizado no estado de Mato Grosso, no centro geodésico do Brasil a uma altitude média de 320 m. Sua população estimada é de apoximandamente 60 mil habitantes.

O Nome da cidade se deve ao fato de sua colonização ter se iniciado nas margens dos rios Garças, confluência com o rio Araguaia: Barra (confluência de dois rios) do (rio ) Garças. Barra do Garças foi fundada em 13 de junho de 1924, pelos garimpeiros Antônio Cristino Cortês e Francisco Dourado. Eles vieram para região com a primeira leva de garimpeiros que se estabeleceram às margens dos rios Garças e Araguaia. A grande afluência de pessoas foi motivada pela história de uma garrafa de diamantes enterrada por ex-combatentes da guerra do Paraguai sob a Pedra S.S. Arraya . Nesta época, Barra do Garças, pertencia ao município de Araguaiana. Foi elevada a categoria de município em 15 de setembro de 1948, sendo o maior município do mundo com 285.000 KM2. Aos poucos foram sendo emancipados os municípios da região, reduzindo a área ao tamanho atual.


A população da cidade foi formada por imigrantes goianos, paraenses, mineiros, maranhenses e baianos, no ciclo do garimpo de diamantes. A história de Barra do Garças é dividido em quatro fases:


1 ) – A fase garimpeira, de 1924 a 1942;


2) – Fase da fundação Brasil Central, de 1943 a 1964, onde a cidade conseguiu suplantar grandes municípios que lideravam a economia regional, uma época de pujança;



3) – Fase do projeto SUDAM (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) de 1964 a 1973, criando oportunidades e atraindo grandes grupos financeiros a investirem na região devido ao grande incentivo fiscal, tornando a economia local sólida.

4) – Fase de consolidação da economia se dá de 1974 até os dias de hoje.






Texto retirado do livro JANELA DO TEMPO: Valdon Varjão


Um comentário:

  1. bela cidade!!! toquei boiadas neste lugar a muito tempo!!!! hoje resta a saudade!!!!

    ResponderExcluir