quinta-feira, novembro 11

A magnificência do conhecimento

Quando nascemos o nosso cérebro é como um HD vazio, com muito espaço a ser preenchido.Então, vamos crescendo  e a adicionando coisas, conhecimentos, aprendizados  e informações.
Essa informação muitas vézes nos permite construir um caráter e adiquirir personalidade. (o que nem sempre quer dizer que seja um bom carater, ou uma boa personalidade)
O conhecimento encanta e cultiva sempre o desejo de saber mais, aprender mais, e sempre está disposto a adicionar mais e mais conceitos ao nosso HD.
Quando estamos na escola não conseguimos enxergar isso dessa maneira, temos a impressão de que tudo aquilo que a gente estuda não irá mudar nada em nossas vidas, e tratamos isso como uma obrigação, um dever que cumprimos para que nossos pais não cortem nossas mesadas.
Mas quando chegamos na universidade essa ideia se disolve, e é constituida a ideia de que o saber é dádiva, e quem o têm possui um tesouro.
A busca pelo conhecimento é sagaz e requer disciplina, dedicação e boa vontade.
Isso engloba tudo desse mundo, de aprender uma simples conta matemática, ou a manipular uma fotografia, ou consertar um objeto, ou aprender técnicas de informática.
Quanto mais saberes adiquirimos, mais o nosso HD vai se enchendo e mais cultos nos tornamos.
Existem pessoas que centralizam o saber em algo único, o que torna  esse conhecimento limitado porém mais aprofundado. é aquela história de "mais ser menos" um exemplo disso é a medicína.Quando um médico é especializado em oftamologia por exemplo, ele sabe detalhadamente tudo sobre olhos, é fera em detectar qualquer doença relacionada  a visão mais não é capaz de identificar um problema no estômago.
Além disso o conhecimento é um bem que niguém toma, por que é algo que está dentro de você e não há como sair, a  não ser que você queira. O que é o ideal, afinal, para quer serve um conehcimento que não pode ser compartilhado? o que é bom deve ser multiplicado e dilatado sempre.

2 comentários:

  1. É isso aí Graci, a única coisa que temos a certeza de podermos carregar conosco! Abraços! ;* (ah,BTW, n querendo ser chata, já sendo !"consEguimos", "cUmprimos", "diSSolve", "IDeNtificar". )) _ Espero q não se importe, gosto dos teus textos! BeijoooOo GRAVIolaa^^

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rachid, ah e não se importe, fique a vontade.. as vezes essas coisas escapam e acabam mesmo! bom alguem pra revisar. ;D

    ResponderExcluir