segunda-feira, outubro 25

Pão e Circo.

Ontem, 24/10/10, em seu horário político, o candidato a presidência, José Serra, mudou todo o seu  modelo de propaganda,deixou de lado (não totalmente) as agressões à candidata Dilma, que outrora eram frequentes em seu tempo na TV, e falou sobre a juventude, seus anseios, e dificuldades.
Não por acaso, ontem também em todo país comemorou-se o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. aí fica uma reflexão para a questão de juntar a fome com a vontade de comer.
Em seu discurso, Serra fala o que já fez pelos jovens, os museus que "construiu" em São Paulo, os postos de internet grátis que "ele instalou", o combate "efetivo" contra as drogas. E citou ainda, trecho da música dos Titãs : "A gente não quer só comida, a gente  quer comida diversão e arte.

Mas todo mundo, sabe e não é novidade para niguém que os jovens de São Paulo (estado que Serra tanto e orgulha de ter sido governador). estão morrendo cada vez mais pelas mãos da violência, de fato existem esse locais de refúgio, porém não fazem o jovem da periferia, esquecer de onde ele veio, e para onde ele tem que voltar no final do dia.Cultura é essencial sim, este blog é afim a cultura, afinal, cultura enriquece, e educa.
Porém, vivemos em um país que ainda tem o rótulo de subdesenvolvido (apesar da ascensão dos últimos anos)e isto torna essencial, o investimento prioritário na , moradia, alimentação,educação e saúde. Visto que sem suprir as necessidades básicas do seu povo, um país não pode pensar em outras necessidades.Por que estamos falando aqui, não dos jovens de classe média, mas aqueles que não têm o que comer em casa, e precisam catar lixo para comer como animais, (realidade que infelizmente ainda existe no Brasil) com certeza eles prefeririam comer um pão, do que assistir a uma apresentação no museu do futebol.
Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que vários camponeses perdessem o emprego e migrassem. O crescimento urbano acabou gerando problemas sociais e o imperador,com medo que a população se revoltasse com a falta de emprego e exigisse melhores condições de vida, acabou criando a política do pão e circo. Isto lembra alguma coisa? acho que não preciso detalhar a analógia.
Este método era muito simples: todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu) e durante os eventos eram distribuídos alimentos (trigo, pão). O objetivo era alcançado, já que ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se.

A todos um Bom dia!

Um comentário:

  1. Primeiramente não votei em nenhum dos dois candidatos, preferi votar nulo. Em segundo lugar, o candidado josé Serra é criticado por professores da USP e da UNICAMP, o que mostra que ele não foi tão bom governador assim. E no fim tudo se inverteu, Dilma atacou Serra, e ele tentou falar de si próprio, nada deu certo. Mas preferia que Marina Silva tivesse ganhado. Mas vamos lá, é a vida. Anormalllllllllllllllll...

    ResponderExcluir