quinta-feira, setembro 2

A ingestão de bebidas alcoolicas  torna-se cada vez mais frequente, inclusive por menores de idade. Essa é uma realidade preocupante, visto que os riscos para quem bebe são muitos.
Em nosso país a venda de bebida alcoolica é proibida para menores de Dezoito* anos, no entanto os índices mostram que os jovens começam a beber aos 14, 15 anos, e isso prova que a lei é falha devido à falta de fiscalização a establelecimentos que em sua maioria buscam apenas o lucro obtido com a venda.
Uma outra preocupação é o que acontece após a ingestão do álcool. Os inúmeros acidentes com ou sem vítimas, que são registrados comprovam que o uso de bebida antes da direção é constante em boa parte dos casos.
Apesar da vigência da lei seca, os motoristas teimam em conduzir veiculos alcoolizados o que anula quase por completo o papel da lei.
Portanto, apesar de o uso da bebida ser opcional, existem regras e leis que caso não sejam respeitadas, podem implicar no bem estar e/ou prejuizo de muitas outras pessoas.

POR TANTO FICA A DICA:  nesse feriado, se for dirigir não beba...mas se for beber chame um táxi, ou adote o modelo que aliás é um otimo exemplo, do motorista da rodada, assim você e seus amigos se divertem, e o mais importante: chegam vivos em suas casas.

* A saber: O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), não só proíbe a venda de bebida alcoólica à criança ou adolescente (art. 8l, II), como para quem desobedece, estipula pena de reclusão, de dois a quatro anos e multa (art. 243).








Beijos G:.

Um comentário:

  1. Com certeza, o consumo de bebidas alcoolicas na adolescencia aumentou muito. Mas também vale dizer que esta educação não pode ser feita só na rua, em casa os pais devem ensinar aos filhos os efeitos da bebida e concientizá-lo. Não critico os maiores de idade que consomem este tipo de bebida, mas acredito que tudo tem seu limite, se não sabe beber e bebe para ficar bebado, precisa de um corretivo. hehehe
    Adorei o post. Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir