sexta-feira, agosto 13

Sorte ou azar?

Hoje é sexta feira 13, e ainda do mês de agosto.É um dia (pra quem acredita) pra ficar em casa e não fazer nada muito arriscado, de preferência com algum amuleto que possa quebrar qualquer tipo de azar que a data carrega.
Mas por que essa data é tão repudiada pelas pessoas? por que o mês de agosto é o mês de azar?
esses questionamentos levaram a minha profunda curiosidade sobre o assunto, a procurar por respostas, e gostaria  de compartilhar com vocês, meus leitores os resultados que encontrei, afinal essa também pode ser uma duvida sua.
Para entender melhor a construção da fama, ou maldição, da sexta-feira 13 de agosto, primeiro é necessário entender alguns significados de cada elemento separadamente. Na história da civilização, o 13 é um número considerado incompleto. São doze os ciclos lunares durante um ano solar, que formam os 12 meses no ano, e a contagem da civilização suméria tinha como base 12 unidades, daí vem a porção padrão conhecida como dúzia.

Outras coincidências religiosas e místicas também estão presentes na composição da ‘carga negativa’ do 13 . Esse era o número de pessoas que estavam presentes a Última Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação. E para quem acredita em outras forças místicas, a décima terceira carta do Tarô é “A Morte”.
Ainda existem duas lendas da mitologia nórdica que reforçaram os mistérios quanto ao número 13 e espalharam a superstição pela Europa. A primeira conta que em uma festa na morada dos deuses, foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki, espírito do mal e da discórdia, que não teria sido convidado, apareceu para criar um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Daí vem a crença de que não se deve convidar 13 pessoas para um jantar ou uma festa.

A sexta-feira também começa a se diferneciar como um dia negativo pela crença religiosa. Segundo a tradição cristã, Jesus foi cruxificado e morto em uma sexta-feira. Além disso, muitos historiadores apontam para o fato de Cristo provavelmente ter morrido na sexta-feira 13, do mês de Nissan, visto pelo calendário hebraico.Nos Estados Unidos, o número 13 também tem uma força histórica. O país alcançou a independência com suas 13 colônias, que são representadas até hoje pelas 13 listras da bandeira norte-americana. Antes do filme Sexta-feira 13 conquistar as bilheterias de todo o mundo no início dos anos 80 e aumentar o temor mundial pela data, um acidente com a espaçonave Apolo 13, consagrou a superstição.

Dois dias depois do lançamento da missão à Lua, no dia 13 de abril de 1970, a expedição foi abortada e os astronautas trazidos de volta após uma explosão em um dos tanques de oxigênio. Antes disso, muitos já defendiam que o nome da missão deveria ter passado direto do número 12 para o 14.
Ainda nos Estados Unidos ainda é comum que prédios não tenham o 13º andar. Muitas empresas aéreas também pulam a poltrona 13 em aviões. Nos esportes, a Fórmula 1 é a categoria mais afetada pela superstição: nenhum piloto usa o número 13 no carro há décadas.
Mesmo assim ainda existe quem acredite que a data seja uma data de sorte,  existe uma ciência que atesta positivamente a predileção de Zagallo. Segundo Roberto( Numerólogo, presidente-fundador da Associação Brasileira de Numerologia) a vibração do número 13 (que para eles equivale à soma de 1 + 3) é boa. “O 4 representa a estrutura, a estabilidade e a solidez na vida humana. Quando nós queremos que algum fato crie raízes e dure por muito tempo, sempre utilizamos essa vibração numérica”, explica Roberto, atestando que certas estão as noivas que marcaram seus casamentos para esse dia.

Bem com sorte ou azar, hoje é sexta feira  e assim como toda sexta feira, merece ser comemorada!!




Beijos G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário