domingo, setembro 26

Mato grosso incendêia

Quando agente vê no noticiario que tal região do centro oeste brasileiro está queimando, ou que as queimadas estão cada vez mais frequente nessas regiões, agente sempre ouve e fica por isso mesmo, mas quando se vive essa experiencia o comportamento é outro.
A minha experiencia no Mato Grosso, tem sido boa, mas nos ultimos dias, o ar está inrespirável, a umidade do ar chega aos 15% (coisa que faz um mal, sem tamanho para o organismo), a fumaça atrapalha, incomoda e faz mal.
Nõ vou mentir que nunca parei pra pensar nisso, que nunca me incomodou as queimadas que todos os anos eu ouço falar no jornal. Mas esse ano, eu sinto e ai me incomodo. Isso é comum dos brasileiros, ou talvez até do ser humano em geral, se preocupar em estar bem e saudável, e não com os problemas alheios, esse egoismo é triste, mas é comum, por exemplo, assim como eu não "ligava" para as queimadas no centro do país, muita gente não liga para a fome no nordeste do Brasil, ou pra as chuvas que arrastam casas, e tudo que encontam pela frente no sul.
O fenômeno das queimadas está forte e intimamente relacionado aos desmatamentos. Existem, basicamente, duas condições definindo essa associação: 1) a abertura de novas áreas, na frente de expansão da fronteira agrícola, dependentes da utilização do fogo para eliminar os restos de matéria orgânica resultante do corte e derrubada da floresta; 2) os agentes da ocupação inicial das novas áreas, incorporadas à atividade agropecuária, são geralmente agricultores e pecuaristas descapitalizados, voluntários ou assentados por programas governamentais, que adotam sistemas de produção convencionais, fortememte apoiados no uso do fogo.

E ja que o Estado de Mato Grosso é o que mais desmata, sendo que das 22 cidades campeãs em desmatamento no Brasil 11 são do estado, você ja pode perceber a reação em cadeia causada pela dinamica do fogo. Segundo a Defesa Civil do Estado, até agora mais de 15 mil focos de incêndio foram registrados no estado desde janeiro. Paralelamente, a estiagem aumenta as ocorrências de queimadas. Essas queimadas, acarretam diversos problemas, bem como a emissão de dioxido de carbono, o estado hoje emite mais gás carbonoco que a  poderosa São Paulo, com todas as suas industrias e fábricas, tem também a agressão ao solo,a maioria dos agricultores e até alguns técnicos, pensam que a queimada torna fértil o solo. Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa Florestal - IBDF e publicado na revista Globo Rural de janeiro de 1988, prova que o fogo provoca a perda de minerais do solo. Cerca de 90% deles vão para o espaço junto com a fumaça, em forma de gás carbônico e cinzas, prejudicando inclusive o clima.

E ainda mais, as doenças provocadas pela fumaça das queimadas e seus constituintes, são aquelas comuns das vias respiratórias, agravadas pelas cancerígenas dioxinas (quando existe plástico envolvido) e pelo efeito do calor emanado do fogo, que pode ultrapassar os 600 graus centígrados.

O fogo extermina centenas de espécies animais e vegetais, que nem siquer são ainda conhecidas pela Ciência e, quando não mata, expulsa para os povoados e cidades mais próximas, os animais que conseguiram sobreviver às chamas; alguns peçonhentos e/ou perigosos.
aqui são algumas fotos que eu tirei durante a semana em Barra do Garças/MT, o céu estava coberto pela fumaça,  e há dias não se aprensenta com sua coloração normal azul  parecia estar nublado, mas não era chuva era apenas fumaça, a visibilidade estava horrivel e a sensação é de se estar dentro de um forno sendo assado para o jantar.









Nenhum comentário:

Postar um comentário